quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Bicho

O Bicho - Manuel Bandeira
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

      A cena que presenciei agora a pouco me lembrou esse poema que li em um livro de português na escola. Nas aulas de português no colégio somos convidados a ler vários textos... não lembro em que série tive contato com este, mas ele nunca saiu da minha cabeça. 
     Esta noite, ao ver um homem comendo os restos de comida de uma quentinha retirada de um lixo, lembrei-me deste poema de Manuel Bandeira.  
     Mas o que isto tem a ver com moda? Tem a ver com vida. E por falar em moda, o homem não estava maltrapilho nem mau vestido (como alguém ao ler as primeiras linhas possa ter imaginado), pelo contrário, usava uma camiseta verde e calça jeans e não estava suja nem nada, estava limpinho. Uma coisa esse homem parecia... parecia estar com FOME. A menos que isso ele não estaria agachado em frente ao lixo, comendo o resto de comida de uma quentinha. Essa cena foi tão chocante para mim como o poema de Bandeira.

     O bicho, meu Deus, era um homem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares